Nutricionista lista os principais benefícios dos pescados enlatados para a saúde de idosos
O ômega 3 encontrado em maior quantidade em peixes pode promover uma vida mais saudável e ativa
Foto: JeffreyGroup/Gomes da Costa
Conforme envelhecemos, é comum enfrentar mudanças no metabolismo e uma diminuição na massa muscular, por isso, a ingestão adequada de alimentos ricos em proteínas, por exemplo, é tão importante para os idosos. E dentre os muitos nutrientes essenciais que desempenham um papel importante na promoção do bem-estar, o Õmega-3, ácido graxo abundante em certos alimentos, oferece diversos benefícios para a saúde na melhor idade e pode ser encontrado em peixes como atum e sardinha.
De acordo com Aline David Silva, nutricionista parceira da empresa catarinense Gomes da Costa, incorporar peixes na rotina alimentar pode ser uma maneira saborosa e saudável de variar as refeições. A especialista reforça a importância de uma alimentação adequada rica em Ômega-3 ao longo do processo de envelhecimento.
"Os peixes enlatados são ótimas opções, pois, auxiliam na manutenção da saúde cerebral, cardiovascular e óssea. Além disso, esses alimentos podem ser ingeridos em todas as refeições, para variar a alimentação de forma saborosa e sem perder a riqueza nutricional", afirma a Aline.
O Ômega-3 pode servir como suporte à:
- Saúde cardiovascular;
- Função cognitiva;
- Saúde ocular;
- Saúde óssea;
- Prevenção à inflamação;
- Saúde das articulações;
- Bem-estar mental.
Apesar de todos os benefícios, é importante consultar um profissional, nutricionista ou médico para saber como incluir os alimentos ricos em Ômega-3 no dia a dia de acordo com a individualidade de cada pessoa.
Fonte: Assessoria