A Elevatte, startup catarinense sediada em Florianópolis, lança seu novo produto, de análise de currículo, no Startup Summit, evento de empreendedorismo e inovação que começou hoje no CentroSul, em Florianópolis, e vai até sexta (16).
A empresa usou a inteligência artificial generativa para transformar a busca por emprego e o desenvolvimento contínuo de carreira. A plataforma, voltada tanto para profissionais em busca de uma colocação quanto para aqueles que desejam aprimorar suas carreiras, oferece ferramentas inovadoras para criar, ajustar e traduzir currículos e perfis no LinkedIn.
Segundo Jorge Mallet, co-fundador da Elevatte, estas ferramentas são especialmente valiosas no atual mercado de trabalho, onde as agências de recrutamento e HR Techs empregam tecnologia avançada para filtrar milhares de candidatos. Mallet compartilha sua motivação pessoal por trás da startup. "Já estive desempregado por mais de 300 dias e aprendi na prática como um bom currículo pode alavancar a busca por emprego", diz.
Segundo a Elevatte, cerca de 98% dos currículos são rejeitados na fase inicial de avaliação devido à má formatação ou inadequação aos critérios das IAs que realizam a triagem dos candidatos.
Para combater esse problema, a Elevatte coloca o trabalhador em igualdade de condições com as empresas de recrutamento. "Com o apoio da inteligência artificial generativa, o trabalhador consegue driblar os filtros iniciais e aparecer no radar do recrutador". Além de construir ou analisar currículos, a plataforma também funciona como um consultor de carreira, orientando e acompanhando o candidato em diversas etapas dos processos seletivos. Quando necessário, uma equipe especializada está disponível para oferecer suporte adicional", explica Guilherme Goraieb, outro co-fundador da empresa.
Esta inovação tem atraído atenção significativa, incluindo um aporte de R$ 600 mil e a seleção como uma das cinco finalistas do programa Jornada Startups, promovido pelo Sebrae SC e Acate, com apoio da 49 Educação. Outra conquista foi a indicação para o prêmio de Melhor Startup do Ano do Demoday, promovido pela ACATE e SEBRAE, do qual as 5 finalistas foram escolhidas entre 450 empresas participantes.
Em sua missão social, a Elevatte lançou a iniciativa "Currículo Para Quem Precisa", que visa ajudar pessoas em vulnerabilidade social, com baixa escolaridade ou dificuldades de acesso à tecnologia.
Recentemente, a startup colaborou com a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) e o programa Floripa Mais Emprego, para ajudar moradores do Morro do Mocotó, em Florianópolis, na elaboração de currículos. A empresa também apoia a igreja Pura Fé, de São Paulo, e oferece sua tecnologia gratuitamente para moradores do Rio Grande do Sul, afetados por tragédias climáticas.
Paulo Barros, CTO e co-fundador da Elevatte, explica que o processo é simples. "O trabalhador acessa o site da Elevatte, insere seu currículo, e a inteligência artificial adapta o formato, ajusta termos e, em minutos, gera um novo currículo, mais atrativo para os sistemas de recrutamento das empresas", explica.
Este projeto social é sustentado por doações, onde uma contribuição de R$ 100 permite a melhoria do currículo de vinte trabalhadores em situação de vulnerabilidade.