O Grupo Pereira, dono da bandeira Fort Atacadista, mobilizou funcionários e clientes para ajudar na reconstrução do Rio Grande do Sul. A iniciativa começou ainda em maio, não só nas lojas do grupo presentes no RS, mas nas mais de cem unidades de negócio em todo o Brasil. Na campanha "Juntos pelo Rio Grande do Sul", as doações do Troco Solidário de 1º de maio até o dia 30 de junho foram direcionadas para o estado.
A cada R$ 1,00 recebido, o Grupo Pereira também adicionou R$ 1,00, dobrando o valor a ser doado. A ação envolveu as lojas espalhadas pelos estados do Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal. No total, serão doados R$ 905.585,00 para diversas entidades gaúchas, que contribuem com milhares de pessoas atingidas de alguma forma pelas enchentes.
A entrega das doações foi feita pelo vice-presidente comercial e de marketing do Grupo, João Pereira, em um evento nesta terça-feira, 20 de agosto, no Fort Atacadista Canoas. Os valores foram distribuídos para diversas entidades que atuam no apoio à população nas três cidades onde o Grupo Pereira está presente no Rio Grande do Sul: Canoas, Caxias do Sul e Viamão. Cada uma vai receber um cheque de R$ 50 mil. Em Canoas, receberão as doações a Associação Criança Feliz, a Associação dos Deficientes Visuais, a Associação Pestalozzi, a Associação Cultural Beneficente Jardim de Infância Pinóquio e a Associação Grupo Chimarrão da Amizade. Em Caxias do Sul, a Associação Mão Amiga. E, em Viamão, a Associação de Recuperação do Menor.
Além disso, o Grupo Pereira adquiriu 145 kits com cama-box e colchão, mesa com quatro cadeiras, fogão e geladeira para distribuir para funcionários atingidos, e também para a Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra, de Canoas, que vai encaminhar para 50 famílias vítimas da enchente.
Apoio desde o resgate
Além do dinheiro que será doado para instituições que atuam no Rio Grande do Sul, o Grupo Pereira também apoiou diretamente os funcionários que perderam tudo com as enchentes. As enchentes atingiram cerca de 80% dos 292 trabalhadores do Fort Atacadista Canoas. No início, a empresa atuou diretamente no apoio aos resgates dos colaboradores atingidos e de seus familiares de suas casas e de abrigos. Depois, colocou os colaboradores atingidos e suas famílias em hotéis e pousadas da cidade. Eles tiveram transporte gratuito (por vans ou aplicativo) para ida e volta ao trabalho no período em que precisaram ficar abrigados.
O grupo também forneceu marmitas para eles e suas famílias, além de doações de kits de sobrevivência com alimentos, materiais de higiene, roupas, calçados, cobertores e fraldas, além de kits de limpeza, de EPIs e lavadoras de alta pressão, que foram utilizados na volta para as casas depois que a água baixou. Colaboradores de outras unidades doaram PIX para ajudar os colegas e o cartão VUON dobrou esses valores. Para ajudar na reconstrução, o grupo também concedeu férias a 20 funcionários atingidos. Nas filiais houve também mobilização dos próprios funcionários, que doaram roupas, sapatos, cobertores e outros itens que ficaram dispostos na unidade para que as pessoas pegassem o necessário. Além disso, o grupo disponibilizou atendimento por telemedicina com um serviço de saúde e uma equipe com psicólogos e assistentes sociais para apoiá-los.