Berço da inovação brasileira, Florianópolis acaba de ser reconhecida como Capital Nacional das Startups, pela Lei 14.955, de 2024, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada no Diário Oficial da União na terça-feira, 3 de setembro. Com cerca de 676 startups, a Ilha da Magia está à frente de São Paulo e Curitiba no número de empresas de tecnologia, e é responsável por 7,5% do PIB do estado.
Essa não é a primeira vez que Florianópolis ganha destaque nacional entre as startups. Floripa, como é chamada, é conhecida também por ser a casa de alguns dos principais eventos de startups e inovação. Entre eles, o Startup Summit e o RD Summit, este último, realizado pela RD Station, antiga Resultados Digitais, empresa de expressão nacional que nasceu em Florianópolis.
A cidade também abriga a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia, principal representante do empreendedorismo inovador do estado. A associação tem a missão de apoiar o ecossistema local, das startups às empresas de grande porte, gerando conexões que fortalecem o setor de tecnologia no estado. São mais de 1700 empresas associadas nos 8 pólos de inovação e tecnologia de Santa Catarina. Algumas empresas, inclusive, estão alocadas no mesmo prédio da Acate, como é o caso do CondoConta.
Também destinado a disseminar e fortalecer o relacionamento entre líderes locais, o LIDE também está presente no estado. O LIDE SC tem cerca de 100 empresas filiadas, com eventos recorrentes para tratar temas chaves para o estado, disseminar novas ideias e fortalecer o networking entre lideranças locais e regionais, tornando as empresas mais fortes e competitivas.