A Mostra de Cinema Uruguaio apresenta, na 6ª edição, cinco longas metragens uruguaios e cinco curtas catarinenses. A MuySC é uma das novidades do evento, que ainda traz a MuyCONECTA para momentos de networking, e o encerramento com a MuySHOW. A Mostra é gratuita e acontece de 1º a 5 de outubro na Sala de Cinema Gilberto Gerlach, que fica no Centro Integrado de Cultura (CIC), no bairro Agronômica.
Segundo Esteban Campanela, que é diretor de curadoria da Mostra, o evento foi concebido com foco no fortalecimento de laços entre Brasil e Uruguai e entre os próprios uruguaios imigrantes que moram em Florianópolis.
"O evento tem se firmado como uma oportunidade para cineastas, atores e outros profissionais do cinema uruguaio compartilharem suas visões e experiências com o público brasileiro", destaca Campanela, que é uruguaio radicado em Florianópolis há 21 anos. "A partir da segunda edição sentimos um crescimento exponencial do público brasileiro na Mostra, além da comunidade uruguaia, o que nos fez ir em busca de lugares maiores para abrigar o evento", afirma.
MuyCINEMA
Em 2024 a Mostra de Cinema Uruguaio – Muy Cinema traz novidades para além das exibições dos filmes. Estão programadas conversas abertas ao público com a participação de representantes e realizadores dos filmes selecionados. Entre 2 e 4 de outubro, a MuyCONECTA dará espaço para momentos de networking e trocas de informações, reforçando o objetivo maior desse eixo do evento, que é promover a articulação entre quem produz cinema no Brasil e no Uruguai.
Outra novidade da Muy Cinema, em 2024, é a MuySC. Composta por curtas catarinenses que serão exibidos antes do longa uruguaio, tem a curadoria assinada por Renato Turnes. "São curtas que transitam entre a ficção, a animação e o documentário, com uma diversidade de cineastas que se comprometem com o desenvolvimento de linguagens autorais e um olhar singular sobre questões relevantes para a sociedade brasileira do nosso tempo", comenta Turnes, que buscou conexões possíveis entre a produção catarinense e a seleção de longas uruguaios. "Essas conexões estão em aspectos sutis da construção dos filmes, no âmbito da linguagem, do universo narrativo, das decisões estéticas ou dos meios de produção", conta.
Para a Mostra de longas uruguaios, Esteban Campanela, responsável pela curadoria, procurou trazer um olhar para a produção contemporânea do país, contemplando sobretudo uma paisagem afetiva, "essa relação entre território, memória e afeto pode evocar emoções e lembranças ao espectador uruguaio, mas também procura apresentar o país e o cinema produzido no Uruguai aos brasileiros de forma sensível, honesta e muitas vezes engraçada", diz Campanela. "Nesta edição trazemos um suspense noir que caminha pelas ruas do centro de Montevidéu, documentários sobre a vida de dois ícones da nossa cultura, Rada e Benedetti, e comédias que trazem tanto o comportamento urbano como o do uruguaio do interior do país", reflete.
Seguindo na esfera das novidades, no último dia (05/10), a MuySHOW receberá uma apresentação musical com Renata Correa Trio e o La del Sur & Banda. Dentre as atrações destacam-se o músico uruguaio Fidel Piñero, trompetista que já se apresentou com grandes nomes do Jazz e do Blues em festivais mundo afora, e a cantora brasileira Renata Correa, cujo repertório passeia pelo R&B, Jazz e Funk Soul.
Toda a programação é gratuita e aberta ao público. Os ingressos são limitados à capacidade do espaço e podem ser reservados no site do evento. Programação completa, classificação indicativa e medidas de acessibilidade podem ser conferidas em @muycinema e muycinema.com.
Realizada pela Muy Cinema e com produção da Cia La Vaca, a edição 2024 tem o apoio da Associação de Uruguaios em Florianópolis (ASURFLO), do Ministério de Relações Exteriores do Uruguai, do Consulado do Uruguai em Florianópolis e Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina. O projeto conta ainda com patrocínio do Prêmio Catarinense de Cinema, Fundação Catarinense de Cultura, Governo de Santa Catarina, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.
Show musical de encerramento com músicos uruguaios e brasileiros, dentre eles o trompetista Fidel Piñero, jazzista uruguaio que já tocou com Elza Soares, com o bluesman Nuno Mendelis e com a cantora brasileira Renata Correa, conhecida pelo repertório em R&B, Jazz e Funk Soul.