Com a chegada do verão, aumenta a exposição das pessoas à radiação solar, especialmente durante atividades ao ar livre. Pensando nisso, o projeto social "Sua Pele é Um Luxo", idealizado pela empresária Manu Berger, sobrevivente mais de uma vez de um dos mais graves e raros tipos de câncer de pele, se une ao movimento nacional Dezembro Laranja para, anualmente, conscientizar a população através de campanhas sobre os perigos do câncer de pele e a importância da prevenção.
A edição de 2024 traz uma iniciativa inédita: a instalação de totens de protetor solar para uso gratuito em pontos estratégicos de Florianópolis, como em beach clubs, bares, marinas e restaurantes à beira-mar, principalmente em destinos famosos da capital catarinense, como na Praia Mole, em Santo Antônio de Lisboa, Lagoa da Conceição e outras praias como Brava, Joaquina e Jurerê.
Esta ação busca levar proteção e informação diretamente ao público, incentivando o uso diário de protetor solar como uma medida essencial para a saúde da pele. Neste ano, Manu Berger realiza o projeto "Sua Pele é um Luxo" em parceria com a médica dermatologista Débora Cadore, especialista em Oncologia Cutânea e profissional atuante na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pele.
Entre os locais parceiros que já abraçaram a causa, estão os paradores de praia Mona (Joaquina) e Barraco da Mole (Praia Mole); a Marina da Lagoa e o Restaurante Marquês, na Lagoa da Conceição; a Fazendinha, na SC 401, em Santo Antônio de Lisboa; e no calçadão do Jurerê Open Shopping, em Jurerê Internacional.
O câncer de pele é o tipo mais comum no Brasil, correspondendo a 33% dos diagnósticos de câncer no país, segundo o INCA. Em 2022, foram estimados cerca de 8.980 novos casos de melanoma, a forma mais agressiva da doença - justamente a que acometeu duas vezes a empresária Manu Berger. A maioria dos casos está diretamente ligado à exposição solar sem proteção adequada, sendo altamente curáveis quando detectados precocemente.
Para reforçar a mensagem de conscientização, o projeto visa ultrapassar a marca de distribuição de 100 litros de protetor solar em 2023. "Vamos abastecer os totens com protetor solar regularmente, para garantir proteção ao público até pelo menos o fim do mês de janeiro, e não somente no mês da campanha Dezembro Laranja. E para 2025 eu e a Manu Berger estaremos juntas novamente e pretendemos ampliar ainda mais o alcance da campanha", destaca a médica dermatologista Débora Cadore.
O "Sua Pele é Um Luxo" nasceu em 2019, com um evento no Parque do Povo, em São Paulo. Desde então, expandiu suas atividades promovendo todos os anos debates, lives, parcerias e ações de impacto que beneficiaram entidades filantrópicas como Pimp My Carroça (São Paulo), Equipe do Bem (Santa Catarina) e Cabruca Cooperativa (Bahia), distribuindo protetores solares para comunidades vulneráveis.
Com ações efetivas e parcerias estratégicas, o projeto Sua Pele é Um Luxo reforça o compromisso de promover saúde e bem-estar, transformando o Dezembro Laranja em uma oportunidade de conscientização e cuidado com a pele.
Outros dados sobre a incidência do câncer de pele no Brasil:
O câncer de pele é o tipo de câncer mais comum no Brasil, representando 33% de todos os diagnósticos malignos;
Entre 2013 e 2021, o Brasil registrou pelo menos 205 mil novos casos de câncer de pele;
Em 2022, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimou que o país registrasse 8.980 novos casos de melanoma, sendo 4.640 em homens e 4.340 em mulheres;
Os estados com mais casos de câncer de pele entre 2013 e 2021 foram: São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Santa Catarina;
O câncer de pele é curável, principalmente se for detectado precocemente.