Traficante espanhol procurado é preso em Florianópolis

Por Notícias em Pauta em 19/03/2025 às 17:39:43

Um foragido da Justiça da Espanha foi preso nesta quinta-feira, 13 de março, em Florianópolis, após uma operação conjunta entre a Polícia Federal (PF) e a Polícia Militar (PM). O homem, que vivia em um imóvel de luxo na região da Lagoa da Conceição, está sendo investigado por diversos crimes, incluindo tráfico internacional de drogas, falsificação de documentos e lavagem de dinheiro.

De acordo com a PF, a prisão foi resultado de uma investigação que apontou que o suspeito, que estava foragido desde 2019, continuava a atuar para o crime organizado. A operação também resultou na apreensão de diversos bens de alto valor, como veículos de luxo, joias, relógios e uma lancha. O nome do preso não foi revelado.

O traficante estava incluído na lista vermelha da Interpol, e sobre ele pesam pelo menos três mandados de prisão na Espanha, relacionados a crimes como tráfico internacional de entorpecentes, organização criminosa e crimes violentos contra a pessoa. O mandado de prisão para sua captura no Brasil foi deferido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que também autorizou sua extradição à Espanha.

Embora os detalhes de como o homem chegou a Florianópolis não tenham sido divulgados, a polícia informou que ele estava radicado na capital catarinense há alguns anos. A investigação revelou ainda que ele acumulava um extenso patrimônio não declarado, composto por imóveis e veículos de luxo, que seriam frutos de sua atuação no tráfico de drogas.

Agora, o suspeito permanece preso em um estabelecimento penal de Santa Catarina, à disposição do STF, e responderá também pelo crime de lavagem de dinheiro no Brasil.

Defesa emite nota:

O advogado criminalista Carlos Ribeiro, do escritório Carlos Ribeiro Advogados, informa que as circunstâncias dos fatos apurados envolvendo seu cliente serão devidamente esclarecidas no curso das investigações. Ressaltamos que ele possui residência fixa no Brasil, família constituída e atividade profissional lícita regularmente estabelecida.

No que tange ao pedido de extradição, esclarecemos que não há qualquer condenação vigente contra ele na Espanha, tratando-se de um processo ainda em andamento, o qual está sendo devidamente contestado perante as autoridades espanholas.

Em relação ao Supremo Tribunal Federal (STF), apresentaremos todos os esclarecimentos necessários, pois a intenção da defesa é que o processo de extradição tramite com a máxima celeridade.

Permanecemos à disposição para os esclarecimentos necessários no âmbito legal.

Carlos Ribeiro

Tags:   scjustica
Comunicar erro
Studio Clipagem2

Comentários